terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A vida é uma festa...

... a ser preparada!

Hoje estava ajudando minha mãe com os preparativos para o Natal. No início, eu não estava muito animada, pois preferia estar no computador, mas não queria deixá-la sozinha, então, mãos à obra!
Enquanto estava na cozinha, ajudando-a com os doces, lembrei-me de uma palestra linda, que ouvi quando me preparava para o segundo vestibular. Um professor que parecia Papai Noel, com sorriso aberto, barba branca e ar sereno falava que "o melhor de uma festa, é a preparação. A festa, em si, passa logo... E fica a lembrança de como foi bom preparar tudo, de como valeu a pena o esforço..."

Que palavras sábias! Hoje, foi liberado o listão da UPE, e - como não poderia deixar de ser - relembrei a alegria da minha aprovação. Todavia, lembrei também o esforço, as horas de sono e estudo, a saudade da família... E, claro, a festa que veio quando vi que tinha sido aprovada!

Mas o intuito desse post não é uma autobiografia, ou uma análise dos sentimentos dos vestibulandos etc.
Na verdade, queria compartilhar o que percebi hoje: sempre estamos "preparando alguma festa". Sempre há algum plano, algum projeto impulsionando nossa caminhada, direcionando nossa atenção. E isso é ótimo! Só devemos tomar cuidado para não focar excessivamente nesses planos e esquecer de viver.

Afinal, "a vida é tão rara". Realmente, ela é uma festa. A cada dia, preparamos um detalhe. Um enfeite. Na verdade, em certos dias até destruímos algumas coisas, estragamos outras. Faz parte. O que não podemos é desistir de preparar a festa mais linda que pudermos. Um dia, não poderemos fazer mais nada; esse será o grande dia, quando, enfim, a festa se realizará. Cuidemos, para que, nesse dia, tudo esteja pronto e feito com amor.

Para finalizar, uma frase, que - acredito - tem um pouco a ver com o que escrevi acima... "Não morro, entro na vida!" (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário