sábado, 12 de janeiro de 2013

Baobás!



"Conheci um planeta habitado por um preguiçoso. Havia deixado três arbustos. . ."

A ilustração acima é do livro "O Pequeno Príncipe", um dos meus livros preferidos. Recomendo fortemente sua leitura. Não se deixem enganar, pensando que se trata de um mero "livro para crianças". Para entendê-lo bem, é preciso saber ler nas entrelinhas...

Essa passagem é interessante porque, através da narrativa de uma "luta" entre o Príncipe e os baobás, que sempre ameaçam tomar seu pequeno planeta, o autor nos faz pensar a respeito de defeitos que, se não combatidos, podem dominar nossa vida.

Maus hábitos que todos tempos; cada um conhece - ou não - os seus. Podem até permanecer quiescentes por um tempo, mas não tardam em vir à tona. Cabe a nós a vigilância e o combate.

E por que, depois de mais de um ano sem postagens, escolhi justamente esse tema?

Porque estava pensando a respeito do péssimo hábito que tenho de adiar o que quero fazer. Quantas e quantas vezes veio aquela vontade de escrever e eu a rejeitei com um "depois"...

Essa pequena palavra se tornou, para mim, uma grande ameaça... "Depois" é quase um sinônimo para "nunca". A tarefa relegada a segundo plano frequentemente cai no esquecimento e o que poderia ser uma boa ideia se perde num turbilhão de pensamentos. Triste, não?

Por isso, resolvi escrever. Para me lembrar deste "baobá" que silenciosamente cresce, e que deve ser combatido sem descanso.

Confesso que não sei se, quando estiver voltando cansada de um plantão, conseguirei escrever. Quando volto para casa, relembrando os momentos vividos no hospital, vêm-me tantas ideias! Tantos textos que gostaria de partilhar e... Perdidos!

Não vou andar em círculos, ao redor da minha decepção por perder ideias... Termino esse texto com um apelo para que cada pessoa que ler - se houver algum leitor! - reflita sobre seus "baobás". Você cuida em arrancá-los ou deixa que eles o dominem?

Que Deus nos ajude nessa luta ;)

Um comentário:

  1. Oi Milla, essa é uma verdade que pouca gente reconhece em si mesmo!!! Agradeço a vc pela oportunidade da reflexão...Ah, sou médico clínico geral e acupunturista, trabalhando no Marajó. Continue escrevendo...Abraço!

    ResponderExcluir