domingo, 1 de janeiro de 2012

Vai ser diferente!

Hoje me perguntaram por que as pessoas dão tanta importância à virada de ano. Confesso que, na hora, não soube o que responder. Por um instante, pareceu-me sem sentido toda essa movimentação em torno do tempo, e toda a esperança que, nesta época, parece se difundir com mais intensidade. Por que tantas listas de promessas, se no dia primeiro continuamos as mesmas pessoas, com os mesmos defeitos?  Por que tanta festa, se mundo não ficou melhor porque a data mudou?

Eu sempre fiz listas com propósitos, e estes foram esquecidos à medida que o ano avançava. O otimismo dissolvia-se na fadiga diária. No fim das contas, nada mudava. Para 2012, por puro descuido, não fiz lista alguma. Entretanto, pensando a respeito de minha vida, especialmente dos acontecimentos do ano pregresso, vi quanta coisa fora de lugar. Uma verdadeira bagunça interior. E tomei uma decisão: vai ser diferente!

Não, não estou tentando me convencer que, de uma hora para outra, vou mudar - à força de palavras. Eu pensava assim, mas percebi que não dava muito certo. Sou muito ligada à "palavra", sempre gostei de me expressar através dela. Mas isso tem seus problemas. Percebi que, de tanto falar e escrever, fazia muito pouco. Obviamente, escrever e fazer não são se excluem, mas no meu caso, achava que escrever o propósito, por exemplo, era meio caminho andado. E não é, por isso que quase nunca dava certo.

Parece bobagem, mas finalmente percebi que a mudança deve ser contínua: as decisões devem ser renovadas  a cada dia, em vez de ficarem aprisionadas em uma lista, fora da realidade. "A cada dia basta seu cuidado", disse Jesus. É assim que quero viver. Não posso mudar tudo de uma vez só (bem que eu gostaria!). A luta deve ser diária. Para sobreviver, a esperança deve dar às mãos à perseverança.

Olhando agora para um calendário, um ano parece muito tempo. Lembrando-me de como 2011 passou rápido, parece um instante. Esse paradoxo se deve, em parte, à agitação de nossa época, mas não posso colocar a culpa na "correria da vida", eximindo-me de qualquer participação nesse fenômeno. Reconheço que perdi muito tempo.

Mas, acredito que vai ser diferente. Não, não quero dizer que vou aproveitar bem este ano. Não. Vou aproveitar bem este dia. Só hoje. Só por hoje, vou amar mais e reclamar menos. Só hoje, vou fazer mais e falar menos. Só hoje vou passar menos tempo no facebook! Afinal, eu não aguentaria  fazer isso por um ano inteiro, mas um dia... É, acho que consigo!

Que Deus abençoe este ano, e que Maria seja nossa companheira nesta caminhada, ensinando-nos a usar bem o tempo precioso que o Senhor nos concede. Feliz Ano Novo!

Um comentário:

  1. Amei o seu blog :)

    E estou contigo nessa resolução de ano novo!

    Paz de cristo

    ResponderExcluir