quinta-feira, 30 de junho de 2011

3, 2, 1... Férias!!!!!

Hoje foi meu primeiro dia de férias! Comemorei dormindo muito e indo às compras com minha mãe...
Como é bom acordar tranquila, sem me preocupar com o trânsito ou com a aula que terei! Passear sem pensar no que estudar quando chegar em casa... Nossa, estava quase esquecendo o que era isso!

Férias bem merecidas, pois, embora tenha gostado muito do que aprendi, esse foi um dos períodos mais estressantes do curso. Agora, um pouco de descanso. Quero que as olheiras que ganhei nas últimas semanas desapareçam logo!

Mas nem só de "moleza" as férias são feitas! Amanhã, se Deus quiser, começo meu estágio em obstetrícia!! Essa foi a área que mais me atraiu em todo o 5º período. Agora, tenho a oportunidade de praticar um pouco mais. Além disso, quero estudar um pouco sobre fisiopatologia e tratamento da dor. Só para não perder o ritmo... Bem, a verdade é que toda vez que fico de férias, planejo milhares de coisas para estudar. Na maioria  das vezes, não consigo. Para não perder o hábito, pretendo - como disse - estudar dor. Depois eu conto se consegui!

Quero aproveitar as férias para passar mais tempo com minha família. Quantas e quantas vezes tive de diminuir meu convívio com pessoas tão amadas por causa de plantões, provas, trabalhos... Quantas vezes eu estava tão estressada que preferia nem falar muito, para não "descontar" em ninguém!

Ler, passear, tocar teclado, internet... Nossa, quanta coisa para ocupar meu tempo! Espero não esquecer de algo essencial, que me ajudou a aguentar os dias mais tensos: a oração. E não falo disso como uma coisa "engessada", mecânica... Nem tampouco para me gabar ou posar de "santinha" etc. É que, conversando com Jesus, consigo "me encontrar", fico mais calma... (Ajuda até a estudar melhor #ficadica.). Descobri nEle um amigo para todas as horas. Quero que ele, que ouviu tantos estresses e problemas, participe também de minhas férias!

Quero aproveitar bem esse mês, pois dizem que o M6 é um dos mais pesados do curso. Mal posso imaginar... Ok, não vou ficar sofrendo por antecipação: as férias chegaram e vou é aproveitar!!!

sábado, 25 de junho de 2011

Perguntas sem resposta

Festa de família. Uma tia pede-me que repare em minha avó, uma senhora de quase 80 anos. Ela estava pensativa, acompanhando com o olhar cada pessoa que passava diante dela.

- Ninguém sabe o que passa na cabeça dela numa hora dessas - disse minha tia.
- É... - disse eu, sem saber bem o que responder.

E fiquei a pensar na efemeridade da vida. Minha avó teve a felicidade de chegar a essa idade com lucidez e cercada por uma família que a ama. Sua boa memória traz lembranças da mocidade: vestidos, músicas, pessoas... E tudo passou como um sonho.

Por um instante, parei para me questionar sobre o que estou fazendo com minha vida. Será que chegarei aos 80? E, se chegar, que lembranças trarei em meu coração? Para as duas últimas questões, não há resposta... Ainda!

A primeira, porém, necessita de uma resposta urgente. Viver é uma experiência única e irrepetível; devemos ser sábios para não desperdiçar essa oportunidade maravilhosa. E como obter a sabedoria?

Dirijo-me a Jesus, pedindo que me guie sempre. Que me ajude a tomar a as decisões certas... Para que minha felicidade comece aqui e seja plena... No Céu!

...............................................................................................................

Depois das reflexões, torno a olhar para minha avó. Seu rosto marcado pelos anos continua com aquela expressão reflexiva. Dirijo-me a ela e a abraço. Digo que a amo. E não consigo conter as lágrimas. Aliás, elas teimam em querer sair agora, enquanto escrevo.

Não sei quanto tempo terei aqui. Mas toda manhã peço a Deus que Ele faça cada dia valer a pena!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Beleza

Os dias estão passando rápido... As últimas provas do semestre já começaram; na verdade, já se aproximam do fim! Passar o feriadão estudando faz parte.... Alegro-me só de lembrar que, na próxima semana, estarei livre delas! Preciso de férias :)

Falando em provas, as pessoas que convivem comigo participaram de momentos bem intensos relacionados a um certo concurso do qual participei. Eu havia me preparado bem, mas - sinceramente - não acreditava que ia passar. Fiquei muito triste, achando que tinha estudado em vão (como se não tivesse aprendido: estudo nunca é em vão!)... Até que saiu o resultado e, graças a Deus, passei!!!

E, assim, o tempo vai: na alegria de ter terminado o módulo de pediatria; em meio aos cansaços da ginecologia... Mas, felizmente, sinto-me mais aberta a perceber a beleza de Deus. Em meio ao caos de atividades consigo enxergar "lembretes" do seu amor. Uma flor, uma borboleta, a Lua... Tudo fala do imenso amor de Deus por nós. Basta que estejamos atentos!

Bem, vou indo... Ainda há muito para estudar. Mas já sinto o "cheirinho" das férias! :)

Fiquem com Deus!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Olhe para cima

Cheguei cansada hoje. A aula da tarde, embora boa, foi enorme. Durou quase duas horas a mais do que o programado... Quando cheguei, já era noite e a lua estava linda. Não resisti e me detive por alguns instantes, contemplando-a. Uma das coisas que mais me fazem falta é ter um tempinho para ver o céu... Hoje ele estava incrível!Impossível não lembrar de Deus vendo aquela beleza...

Acabei de terminar um trabalho para ser entregue amanhã e, em alguns minutos, vou estudar um pouco de pediatria.E mesmo em meio ao cansaço e às provas, estou tranquila. Aliás, essa sensação é novidade para mim nesses últimos dias. Hoje, pude perceber de modo especial a presença de Deus no meu dia. Na verdade, Ele sempre está comigo..

Lembro que, na hora do almoço, suspirei com desânimo, pensando que "o dia ainda está na metade!" Agora, aliviada, agradeço a Deus pelo dia que passou. Bons momentos com minha família, com a turma... Sim, esse dia valeu a pena! Obrigada! Tive também algumas supresas mas deixarei para falar delas em outro post.

Agora, encerro o texto com uma de minhas frase que sintetiza bem meu dia: “Olhe para cima e veja como o Céu é belo. Fique tranqüilo, pois Jesus está sempre conosco". (Pe. Pio)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Férias chegando...

Hoje estou me sentindo um pouco diferente... Foram tantas semanas de estudo intenso que não sei o que fazer com a noite "livre" que tenho hoje. Na verdade, nem está tão livre assim, mas me permiti parar um pouco. Algumas provas já foram. Ainda há pediatria e gineco para tirar minhas horas de sono, mas depois... FÉRIAS!!!! Fico animada só com a lembrança desse nome!

Estou sem muita inspiração hoje... Poxa, quando tenho inspiração, não tenho tempo! E agora, eis-me diante do pc e as ideias não fluem. Paciência!

Bem, é isso! Fiquem com Deus!